Entenda a importância da boa postura.

A imagem ilustra dois homens carregando cargas (peso), na imagem da esquerda numa postura nociva e na imagem da direita numa postura ideal, logo abaixo temos a ilustração de uma pequena região da coluna: vértebra (em cinza) - disco intervertebral (parte mais clara) - vértebra, sobretudo da coluna lombar. 

Na primeira ilustração, o boneco se curva diante da carga deixando a coluna côncava, como reflexo disso essa região da colunar se flamba (força compressiva em uma extremidade e, força de tensão na outra) com uma tendencia maior de lesão do lado que sofre força tensional. 

Estes discos estão aí por uma série de motivos, entre eles, absorção de impacto bem como promover um melhor "encaixe" das estruturas que se articulam, no entanto, Pressão = Força / área e, neste caso os disco intervertebrais envolvidos neste processo sofrem uma pressão exorbitante concentrada apenas em determinada região do disco, resultando a princípio em dores. 

Daí, perceber o mecanismo de lesão fica fácil. Agora sorria, olhe para a imagem da direita e perceba que com a correção da postura as estruturas envolvidas funcionam em perfeita harmonia, equacionando a sobrecarga que lhe é imposta por todo o disco.

Lembre-se: este processo não se dá apenas quando existe um sobrecarga nas mãos como o ilustrado na figura, vale ressaltar que além de lidar com a força G a coluna lombar sustenta aproximadamente 54% do peso corporal, e isso já é carga suficiente para envolver os discos intervertebrais neste processo, por isso mais atenção quanto a postura.

VOTE NA ENQUETE!

OBS: Se a dor perdurar por mais de 3 meses ou estiver irradiando para as pernas procure um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário