Escolhendo o desodorante certo


 A transpiração é uma ação fisiológica (ou seja, natural ao ser humano) que normalmente esta relacionada a termorregulação (manutenção da temperatura corpórea) sendo estimulada pelas glândulas sudoríparas. Durante o exercício físico este evento se torna muito mais presente com o intuito de manter a termorregulação equilibrada. Neste contexto algumas informações devem ser esclarecidas.

A industria produz dois produtos com funções distintas, o desodorante direciona a sua ação para o  combate das bactérias causadoras do mau cheiro com pouca ou nenhuma ênfase no controle da sudorese. Já o antitranspirante tem ação oposta, com foco em minerais que combatem a transpiração dando menos ênfase no combate as bactérias.

A SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) faz algumas recomendações para homens e mulheres. Os desodorantes indicados para os homens são os "Sprays", pela a sua ação bloqueadora nas glândulas sudoríparas, e o "Aerosol" por causa da menor quantidade de álcool na sua composição e pela maior permanência do mesmo na região. Para as mulheres as versões em "Rollon" possuem maior durabilidade que os outros (8 a12 horas), como também a inclusão de hidratante na sua composição torna esta versão menos agressiva, e os "Cremes" contendo praticamente a mesma composição do "Rolon" é mais indicado para a região da virilha amaciando a pele pelas altas concentrações de hidratantes.



Fonte:http://o2porminuto.uol.com.br/