Corrida de 5k - Uma abordagem inicial


Correr 5 km pela primeira vez exige um condicionamento físico não tão apurado, adquirido por um treinamento regular e constante, que basicamente consiste em desenvolver a resistência aeróbica e a muscular, que se consegue por meio das caminhadas e corridas em ritmo leve a moderado. Alunos iniciantes conseguem completar uma prova de 5km com 30 a 40 min. O resultado final, vai depender do condicionamento inicial, sexo, idade e da sua dedicação.

Antes de sair correndo por aí, que tal um check-list para ver se está tudo o.k.? Dessa forma, você se exercita com saúde e segurança, e cruzará a linha de chegada antes mesmo do que imagina. Fale com seu médico sobre sua decisão e ele certamente vai prescrever todos os exames necessários. 

Use roupas adequadas. Legging, shorts, bermuda, tanto faz. O importante é que o tecido seja desenvolvido para a prática esportiva e permita a transpiração, pois, literalmente, você suará a camisa. Aliás, camisetas e regatas são muito bem-vindas, especialmente as feitas com estes tecidos especiais de secagem rápida e menor absorção de líquidos. Para as mulheres, vale a pena investir em um top mais reforçado nas alças para a corrida, desta forma você evita o desconforto durante o exercício. 

Você também deve investir num monitor cardíaco, como o nome diz monitora a sua frequência cardíaca. Esse aparelho, atrelado àquele exame cardiológico que você fez antes de começar a treinar, vai permitir descobrir os seus limites. Isso é muito importante para nortear um treinamento de sucesso. 

Um bom programa de treinos, sempre leva em consideração sua rotina, horários e compromissos. O ideal para quem está começando é correr em dias alternados, de três a quatro vezes por semana. E lembre-se, descanso também é treino. Procure respeitar o mínimo de horas de sono necessárias para você. O sono é a melhor forma de recuperação para seu corpo. 

Fique atento também à sua nutrição, principalmente antes e após os treinos. Isso garantirá energia para exercitar-se e em seguida, auxiliar sua recuperação. 

Talvez você não se apaixone pelo exercício logo de cara. Mas garantimos que, depois de 6 ou 8 semanas, você não vai mais parar de correr. 

A corrida pode parecer um esporte solitário, mas é só você sair por aí para encontrar novos companheiros de treino. E se você frequentar sempre o mesmo lugar para treinar, verá como esse esporte é capaz de unir as pessoas. 

Procure uma assessoria de corrida em sua cidade. Converse com um profissional de educação física, ele será o responsável em controlar todo seu treinamento. Copiar planilhas da internet pode não ser uma alternativa das mais sensatas. O seu treino vai ser elaborado e modificado, de acordo com seu nível de treinamento e evolução com o passar das semanas. 
Agora está na sua mão! Procure seguir as dicas e não perca essa oportunidade de COLOCAR A PREGUIÇA PRA CORRER e sair do sedentarismo. Levante do sofá agora mesmo e vá treinar.

Fonte: http://lucianamagalhaespersonaltrainer.blogspot.com.br/