Você acredita na Avaliação Física?



A avaliação física/funcional é uma importante ferramenta para quem pratica exercícios físicos. Através dela são colhidas informações essenciais tais como: estado atual de treinamento, debilidades, potencialidades, limitações e de posse destes dados podemos selecionar o caminho mais adequado para que você (cliente) alcance o seu objetivo com o máximo de brevidade.

A grande  questão é que estas avaliações devem ser realizadas periodicamente, para que com isto ajustes possam ser feitos em tempo hábil, ou seja, os ajustes devem ocorrer em momentos oportunos para que a eficacia do treinamento não seja colocada em risco, assim como o objetivo do cliente. O que acontece com frequência  é que muitos treinadores não avaliam os seus clientes, e quando avaliam, não utilizam as informações coletadas. E aí? Você acha que é possível prescrever um programa de treinamento eficiente sem parâmetros?

Saibam que , as informações contidas na avaliação são de fundamental importância para que sejam realizados ajustes no programa de treinamento, e variáveis como: volume, intensidade, densidade, frequência, sistemas, meios e métodos de treinamento estejam atuando em faixas ideais. E se você espera do seu treinamento resultados superiores, o monitoramento por parte do preparador físico  deve ser constante. 

Se você faz apenas uma avaliação, você fica sem parâmetro até para cobrar do seu treinador resultados mais incisivos. Avaliações físicas/funcionais periódicas, irá te proporcionar analisar até se o seu investimento está, de fato sendo um investimento. 

Procure o seu personal e exija dele a sua avaliação física, compare com as anteriores, analise, discuta, pergunte, para que assim possa avaliar a eficácia do treinamento. Chega de resultados "de boca", "você tá  grande", nunca mais! Procure saber, peça esclarecimentos a respeito das informações coletadas, veja o que melhorou, e se não melhorou saiba  o porquê. 

Faça a sua avaliação, e de posse dela cobre ajustes no seu programa. Assim e somente assim o seu esforço trará resultados valiosos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário