HIIT - High Intensity Interval Training



É muito frequente nas redes sociais referencias ao HIIT (High Intesity Interval Training)  - Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (tradução), bem como os seus benefícios. Este método de treinamento já existe há bastante tempo e, esta se tornando cada vez mais popular em função do alto número de postagens e vídeos que tem como tema esta modalidade.
 
O HIIT nada mais é que um treino intervalado e, como todo treino intervalado, consiste em momentos de estímulo e momentos de descanso consecutivos, criando ciclos repetitivos. O "suposto" segredo do HIIT é que no momento do esforço a intensidade é altíssima, ao menos em alguns vídeos postados no Youtube tem sugerido assim. Por exemplo, na corrida, seria como correr em velocidade máxima durante alguns segundos e descansar durante um tempo igual ao que você correu, e depois, correr , novamente.
 
A definição da intensidade é parte fundamental do treinamento. Do mesmo modo, a intensidade é relativa, vária entre indivíduos de modo bastante distinto, ou seja, correr a uma velocidade de 10 km/h pra uns é confortável, mas, para outros pode ser demasiadamente intenso. Por este motivo que este método de treinamento deve ser planejado com bastante cautela, não sendo suficiente apenas um vídeo e um cronômetro.
 
É bem verdade que o treinamento de alta intensidade é superior em alguns quesitos quando comparado ao treinamento contínuo moderado. Mas não devemos esquecer que os métodos de treinamento tem igual importância. Dentro de um programa de condicionamento físico há espaço para os mais diversos meios e métodos de treinamento que, devem ser selecionados com cautela pelo seu treinador, levando em conta os seus objetivos, estado de treinamento, gênero, idade, momento do treinamento, tempo disponível para treinar, frequência semanal de treinamento, possíveis limitações patológicas, hora do dia, local de treino e equipamentos disponíveis para treinamento.
 
A intensidade de treinamento é um fator fundamental na prescrição de exercícios, através dela podemos prever quais tipos de adaptações podemos esperar. Além disso, quase sempre precisamos fazer alguns testes para determinar a intensidade do treinamento. Portanto, tome muito cuidado com estes e outros métodos de treino, a intensidade é relativa para indivíduos e específica para cada exercício ou modalidade. Na dúvida, opte por uma intensidade mais leve, ouça e preserve o seu corpo. Jamais tenha dúvidas, procure sempre a orientação de um preparador físico, ele é quem sabe orquestrar todos estes parâmetros relacionados ao treino, e com isso, você poderá aproveitar ao máximo os seus treinos, o seu tempo e o seu investimento.
 
 

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