Meu treino não funciona!

                                 


 É comum ouvir dos praticantes de musculação que: " o treino não esta funcionando", ou que "o treino não esta rendendo!". Isto é bastante comum devido a falta de conhecimento e/ou comprometimento das partes envolvidas por não respeitarem alguns aspectos básicos do treinamento esportivo.

     O Intervalo de Descanso entre as Séries (IDS), é um fator fundamental tanto no planejamento quanto na execução do treinamento. Este fator, aliado com outros parâmetros, defini que tipo de adaptação ocorrerá com determinado estímulo (treino). E por isso este é um parâmetro que também deve ser controlado.

     A energia que utilizamos (energia biológica) no dia-a-dia é renovável, ou seja, ela esta se refazendo a todo tempo. Quando iniciamos uma sessão de treinamento não é diferente, para cada série que fazemos utilizamos uma quantidade de energia e, para que ela possa se refazer é necessário um intervalo de tempo bem especifico, até que estejamos pronto para a próxima série. A tabela abaixo mostra uma estimativa que relaciona o tempo de descanso e o percentual de renovação (ressíntese) energética.

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Simplificando, se você faz uma série e da um intervalo apenas de 30seg, isto quer dizer que aproximadamente 70% da sua energia foi renovada.

     Para programas de treinamento onde a resistência muscular é o foco, intervalos menores são utilizados ( +- 30 seg), para programas de hipertrofia (aumento de massa magra, músculos) é comum utilizar entre 45 seg e 2min, para treinamento da potência muscular 2 - 3min, e por fim, para o treinamento da força máxima utilizam-se intervalos maiores, de 5 - 10min.

     Em outras palavras, o intervalo de descanso é um parâmetro igualmente importante a todos os outros aspectos de treinamento. Exemplificando: Se você estiver treinando para hipertrofia tendo todos os outros parâmetros ideais e, estiver utilizando um intervalo de descanso de 20seg, é bem provável que a adaptação que este treino irá gerar será prioritariamente a melhora da resistência muscular e não da hipertrofia muscular. Ou seja, você ficará mais resistente do que "esteticamente forte", este intervalo de descanso para este objetivo esta inadequado. 

     É por estas e outras que o Personal Trainer se faz tão importante no planejamento, avaliação e execução de um programa de treinamento. As variáveis a serem controladas são as mais diversas, e por isso você deve ter sempre um profissional qualificado ao teu lado de posse do controle destes dados. Se você é daqueles que faz uma série e descansa 10min, agora já sabe por qual motivo o treino não funciona. É importante salientar que este não o único motivo pelo qual um programa de treinamento pode dar errado, entretanto, é correto afirmar que este é sim um dos motivos.

OBS: A relação entre intervalo de descanso e a qualidade física treinada (resistência, força ou potência) pode variar de autor para autor.

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