Proteínas de rápida absorção, você precisa?

                           


Você sabia que o mercado Fitness é o setor que mais cresce no Brasil (52% em 3 anos) esse crescimento é um fenômeno. Dentro do mercado próspero, está o setor de suplementação. As industrias procuram manter-se na crista desta onda e, para isso investem fortemente em novos produtos a todo tempo.

Tenho observado um investimento pesado da industria no setor de desenvolvimento e distribuição de proteínas de rápida absorção,  as "Ultra-whey's" da vida. Hoje me dia não há quem termine um treino e tome uma proteína comum, hoje , além de isolada, tem que ser de rápida absorção.

Bom, quanto as proteínas de rápida absorção tenho alguns questionamentos:

1º Será que esta proteína realmente é absorvida tão rapidamente assim?

2º Será que o seu corpo, no seu estado atual de treinamento tem capacidade de absorver tão rapidamente esta proteína?

3º Será que você, individuo qualidade de vida realmente precisa de um produto tão sofisticado (e tão caro), para ter bons resultados?

Para responder o primeiro questionamento, pesquisei no Pubmed (maior banco de dados de trabalhos científicos do mundo) estudos realizados em humanos de 2008 pra cá e, não encontrei estudos que relacionassem as proteínas e as suas respectivas ultra velocidades. Isto não quer dizer que não existam, quer dizer apenas que eu não encontrei.


Exceto em caso patológicos, o nosso metabolismo possui relação diretamente proporcional ao nosso estado de treinamento (quando se trata de exercício físico), ou seja, quanto mais treinado, melhor a capacidade de metabolizar macronutrientes (proteínas, gordura e carboidratos) e, este argumento põe em dúvida a terceira questão.

Vale salientar que, um trabalho cientifico, para ser publicado, muitas vezes leva anos, então, com base nesta realidade posso afirmar que muitos destes produtos que vemos no mercado, por serem novos sequer foram testados e por isso não tem eficacia comprovada. 

Para finalizar, quero dizer que, quando você pensar em suplementos alimentares, pense com cuidado, pois, o mercado esta em expansão  e, vendendo a ideia de que você precisa sempre do melhor produto (mais caro), e não é assim, você precisa sempre do melhor mas, é o melhor para a sua condição atual (entenda como condição atual, a condição física, nutricional, médica e financeira). 

Procure um nutricionista competente e lembre-se que assim como treinamento e dieta, a suplementação também deve ser personalizada. Procure sempre orientação adequada utilize as doses recomendadas e, se a questão é física, procure um preparador físico, se a questão é nutricional procure por um nutricionista, se a questão é médica, procure um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário