Periodização - Trocando em miúdos



  Você já deve ter ouvido falar em periodização, periodização de treinamento, treino periodizado e etc. Inclusive esses termos têm ganhado grande popularidade nos últimos anos. Pois bem, a Periodização, nada mais é do que o planejamento inteligente do programa de treinamento, levando em consideração todos os aspectos individuais da pessoa que será treinada. 

  Este planejamento é divido em ciclos: Macrociclos, Mesociclos e Microciclos.
Funciona da seguinte forma: Com base no objetivo e no tempo disponível para alcançá-lo, definimos o Macrociclo (referente ao período total de treinamento), os Mesociclos (referente a aproximadamente 1 mês de treinamento), os Microciclos (referentes as semanas de treinamento) e as Sessões de treinamento.

  Com base na ciência, neste período devemos manipular inúmeras variáveis que são: modelo de periodização, meios e métodos de treinamento, intensidade, volume, intervalo de recuperação entre as séries, intervalo de descanso entre as sessões de treinamento, frequência semanal de treinamento, progressão dos estímulos, curva de treinamento, tipo de contração, além disso, definimos o momento mais oportuno para aplicar da melhor maneira possível cada uma dessas variáveis. 

  O planejamento é a ferramenta que nos permite eliminar o caráter aleatório e sem objetivo dos programas de treinamento, somente através de um planejamento equilibrado podemos prever resultados de todo o programa de treinamento. Além disso, neste contexto a avaliação física tem papel fundamental  no monitoramento do processo, ela permite que possamos observar a "direção" do treinamento, nos permitindo assim fazer os ajustes necessários.

  Já se sabe que o treino periodizado traz mais benefícios do que um treino não periodizado. Manipular as variáveis de treinamento é um processo meticuloso, individual e, que exige monitoramento constante. Assim como o seu treinamento não serve para o seu amigo, o seu planejamento também não serve. Procure sempre por profissionais qualificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário