Treino Fartlek


Hoje vou falar de um sistema de treino bastante utilizado, o Fartlek. A palavra FARTLEK tem origem sueca, e significa "jogo de velocidade". Aqui no Brasil, a prática se popularizou como "brincar de correr".

Como o próprio nome já diz, este sistema consiste consiste em "brincar" com a velocidade de corrida, variando o ritmo dentro do treino. O Fartlek simula uma corrida de rua, onde você tem a influência do vento, umidade do ar, temperatura e nuances no solo. Fatores que influenciam diretamente a velocidade quando está sendo exposto a eles.

O Fartlek é um sistema bem completo, e principalmente pelas características metabólicas, contribui para o desenvolvimento cardiovascular geral. Ou seja, gera um impacto positivo na maioria das qualidades físicas, sendo usado frequentemente pelos clubes de corrida na fase básica do treinamento. Além disso, atualmente, sua importância na fase específica já é reconhecida.

Na na esteira pode ser executado de uma forma simples. Não existe uma regra especifica, nem um protocolo fixo para a realização do Fartlek. O que vale é a variação no ritmo de corrida. Pode aumentar ou diminuir a velocidade, aumentar ou diminuir a inclinação, usar tiros curtos, médios ou longos, tudo durante a mesma sessão de treino. A sua condição física no momento deve determinar qual será o próximo passo.

Assim como qualquer sistema de treino, o Fartlek precisa ser orientado. Por isso não saia por aí sem parâmetros, é preciso conhecer o conceito para manipular as variáveis e obter os benefícios. Para isso, procure um Professor de Educação Física graduado para orquestrar o seu treino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário